Joomla TemplatesBest Web HostingBest Joomla Hosting

Projeto Vivendo o Atletismo na cidade de Barra do Garças

1. IDENTIFICAÇÃO

AÇÃO: PROJETO VIVENDO O ATLETISMO

PROPONENTE: BARRA DO GARÇAS ASSOCIAÇÃO DE ATLETISMO - BGAAT

CNPJ: 08.046.405/0001-72

RESPONSÁVEL: SIVIRINO SOUZA DOS SANTOS

FONE: (66) 9605 7330

E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

2. APRESENTAÇÃO

O Barra do Garças Associação de Atletismo vem se fortalecendo eficazmente na sua estrutura de base, sendo considerada uma das melhores Equipes de treinamento de iniciação para crianças, crianças indígenas, jovens e adultos do Mato Grosso. Dessa forma buscamos investidores, patrocinadores e parceiros importantes no processo, é certo o grande investimento social.

O projeto prima desenvolver a Equipe que tem alcançado excelentes resultados em competições nacionais e internacionais. Nos últimos anos, muitos dos atletas barragarcenses conquistaram posições de destaque em importantes provas e lideraram rankings nacionais de algumas categorias do atletismo. No ano de 2007 foi marcado com a conquista do índice para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, tendo o atleta Nelson Ned Trajano Pereira, sendo finalista e ficando com a 7ª colocação na prova dos 800 mts, e o atleta Ademilson Moraes Santana foi medalha de bronze no Pan Americano Juvenil em 2007 na cidade São Paulo na prova dos 10.000 mts Em 2010 o atleta Joseilton Costa Cunha consegui índice pra os Jogos olímpicos da juventude em Cingapura e ficando entre os 5 melhores do mundo na prova do 1.000M. Tendo como destaque ainda 12 medalhas de ouro em competições nacionais e escolares e 08 medalhas de ouro em competições Sul Americanas nas categorias mirins, menores e juvenis, conforme destacado nos currículos dos atletas.

Neste projeto esperamos que o processo de formação do atleta seja um fenômeno visto a partir de dois focos: Técnico e Social.

O técnico, diz respeito a preparação do atleta para a competição e o social, visa a preparação do cidadão, que deve estar preparado para a vida em sociedade.

A formação do cidadão deve contribuir para o desenvolvimento físico, social e intelectual de crianças, adolescentes e jovens carentes de Barra do Garças e demais municípios do Estado de Mato Grosso.

Para que possamos atingir os objetivos propostos além da infra-estrutura básica para o treinamento esportivo é necessário educação, saúde, moradia – o incentivo aos estudos, bolsa-auxílio, auxílio moradia (alojamento), vale transporte, uniforme, médico, dentista, fisioterapeuta e acompanhamento psicológico.

 

3. JUSTIFICATIVA

Importante destacar, a função que o esporte vem ocupando como ferramenta educacional e social, colaborando decisivamente na formação de cidadãos íntegros e colaboradores, afastando crianças, adolescentes e jovens das drogas e outras mazelas de nossa sociedade, oportunizando um caminho saudável e de oportunidades, tornando-se grande alternativa de solução para o problema de exclusão social.

E o atletismo é a modalidade que mais se identifica com as necessidades dos jovens carentes, pois é um desporto extremamente democrático e sua prática está ao alcance de todos. As estatísticas mostram que os grandes resultados em nível nacional e internacional são alcançados por atletas que viveram sua infância ou adolescência as margens da sociedade devida a extrema pobreza.

Porém, o mais importante é que os investimentos nesta área podem estabelecer de forma concreta o fluxo bidirecional com a sociedade devido aos efeitos das práticas educativas da modalidade e diretamente na prevenção a violência e exclusão social.

Viabilizar parcerias, oportunizar a inclusão, ampliar condições de treinamentos, formando equipes de nível e qualidade, que bem representem BARRA DO GARÇAS e o Estado do MATOGROSSO nos eventos esportivos, é um desafio a ser vencido.

OBJETIVO SOCIAL

  • Reconhecimento da entidade parceira à correta formação social da juventude, expondo a imagem dos atletas como referência de comportamento, acreditando no esporte (atletismo) como agente transformador;
  • A prática do esporte é uma das mais persuasivas formas de estimular os jovens, a seguir um caminho saudável ou mesmo profissional;
  • Oportunizar a inserção social de crianças carentes, excluídas e com talentos, matriculadas nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares de Barra do Garças e Região, por meio da democratização da prática do atletismo;
  • Por meio da formação de equipes de rendimento, fomentar a participação de crianças e adolescentes nas escolinhas esportivas, afastando-as das drogas e outras mazelas, colaborando assim, para a socialização, educação e formação de cidadãos íntegros e colaboradores em nossa sociedade.

 

4. OBJETIVO GERAL

A Associação tem como objetivo promover o atletismo em suas várias provas, como meio de inclusão social, buscando descobrir talentos, melhorando o nível técnico, com especial atenção aos atletas carentes e as comunidades indígenas Xavante de nosso Município.

RECURSOS HUMANOS

População Alvo:

  • Os atletas selecionados no projeto de 11 a 17 anos da rede publica e privada de Barra dos Garças e região.
  • Professores de Educação Física e Acadêmicos da UFMT e UNIVAR.
  • Fisioterapeuta e Acadêmicos de Fisioterapia da UFMT e UNIVAR.
  • Nutricionistas e Acadêmicos de Nutrição da UFMT e UNIVAR.

 

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Atender mais de 100 atletas com idade entre 08 a 30 anos;
  • Democratizar o acesso à prática do Atletismo como instrumento educacional, visando o desenvolvimento integral dos praticantes para formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida;
  • Formar atletas com talento para o atletismo nas provas de corridas de velocidade, meio-fundo e fundo, saltos e arremessos;
  • Contribuir para o desenvolvimento humano desses atletas, em busca de qualidade de vida, como atividade necessária para o bem estar;
  • Contribuir para com o processo de inclusão social e a redução do tempo de exposição desses jovens/atletas à situações de risco social.
  • Participar de competições oficiais de atletismo a nível municipal, regional, estadual, nacional e internacional nas categorias pré mirim, mirim, menor, juvenil, adulto e de corridas de rua.

 

5. METAS

Dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos, aprimorando as participações e qualidade técnica das ações, selecionando e avaliando os resultados da equipe. Empenhar pela melhoria da estruturação da Equipe para conquistar rendimentos atléticos de alto nível. Buscar o que chamam de PARCEIROS DO ATLETISMO; entidades, que participam diretamente do projeto, dando assistência logística e de infra-estrutura.

  • Disputar as Competições Oficiais de Atletismo no Estado de Mato Grosso, competições escolares de Mato Grosso nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, Troféu Centro Oeste de Atletismo de Menores nas diversas categorias, nos gêneros feminino e masculino;
  • Disputar competições nacionais promovidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (Competições de mirins, menores, juvenis, sub-23, Troféu Brasil e Circuito Caixa de Corridas de Rua) e COB (Comitê Olímpico Brasileiro) OLIMPIADAS ESCOLARES BRASILEIRAS nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.
  • Disputar competições oficiais com aval da Confederação Brasileira de Atletismo em outros Estados
  • Atualmente são atendidas no Projeto, 60 atletas de 08 a 30 anos, oriundo de escolas publica e particulares (bolsistas), tendo como meta atender, manter o numero de atletas atendidos e ampliar este atendimento para 100 atletas.

 

Compartilhe

FacebookMySpaceTwitterDiggGoogle BookmarksLinkedin

Parceiros

palestras

Visitantes